Nosso Blog

 

O que é policarbonato?

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Falamos muito em placas de policarbonato, coberturas e telhas em policarbonato, mas além de saber que ele é leve, bonito e resistente, com um excelente custo benefício, pouca gente sabe realmente que material é este.

O policarbonato é um plástico, um polímero basicamente. A Wikipédia diz:

Os policarbonatos são um tipo particular de polissacarídeospolímeros de cadeia longa, formados por grupos funcionais unidos por grupos carbonato.
São moldáveis quando aquecidos, sendo por isso chamados termoplásticos. ...

Características dos policarbonatos: densidade:1,20. cristalinidade muito baixa, termoplástico, incolor, transparente.

Propriedades marcantes dos policarbonatos: semelhança ao vidro, porém altamente resistente ao impacto, boa estabilidade dimensional, boas propriedades elétricas, boa resistência ao escoamento sob carga e às intempéries, resistente a chama. É um dos 3 plásticos de engenharia mais importantes.

Policarbonatos são termoplásticos?

Sim, termoplásticos são materiais que podem ser moldados quando são aquecidos, que assumem a forma e endurecem quando resfriados. Assim, é possível fazer curvas, e outras formas com as placas de policarbonatos, sem a necessidade de emendar uma placa em outra.

Termoplásticos e, resistentes à uma variação bem grande de temperatura. As placas alveolares – vamos falar mais delas a seguir – podem ser curvadas a frio dentro de um limite de 100 vezes a própria espessura, e todas as placas de policarbonato são resistentes a temperaturas de – 30º até 120º.

São também um material auto-extingivel, ou seja, não propagam chama. Além de serem completamente recicláveis.

Da proteção eficiente para o design inteligente.

O policarbonato não foi concebido como um produto destinado à construção civil. Ele foi inicialmente usado por empresas de equipamentos de proteção, e indústria naval e aeronáutica.

Sua leveza e resistência ajudava a dar segurança sem aumentar o peso. É provável que você conheça itens em policarbonato, sem nem se dar conta. Capacetes, capas protetoras para disjuntores, painéis de eletricidade, sinalizadores, escudos de proteção, lanternas, cabines de máquinas.

Se precisa ser leve, não propagar chama, transparente e resistente a impactos fortes, pode ser de policarbonato. Por isto, este material acabou deixando de ser apenas equipamento de proteção, para se tornar um às na construção civil.

Por que o policarbonato tem um design inteligente?

O design das placas de policarbonato é ideal para combinar com qualquer tipo de estrutura. As placas podem ser transparentes e incolor, ou possuir cor própria, alterando significativamente a iluminação no ambiente.

Por padrão, uma cobertura de policarbonato tem garantia de 10 anos contra o amarelecimento, isto devido à proteção contra raios ultravioletas, que estragam a maioria dos materiais expostos à luz solar.

Neste caso, é a beleza aliada a economia à longo prazo. Uma cobertura feita toda em policarbonato também pode se adequar ao nível de privacidade desejado. Pode ser completamente translucido, deixando a parte coberta visível para quem olhar de cima, quanto canelada ou fumê, onde as imagens abaixo da cobertura ficam indistintas. Isto quem escolhe é o gestor do projeto.

Três tipos de placas de policarbonato, à sua escolha.

As coberturas em policarbonato podem ser feitas por placas-chapas ou telhas. Tudo depende da necessidade do projeto. E não apenas para coberturas, podendo ser utilizado como material para fechamentos laterais. Um exemplo comum são as coberturas – laterais e superiores – de pontos de ônibus.

Há três tipos de placas mais comuns, as compactas, alveolares e refletivas. Todas elas recebem tratamentos específicos para se tornarem protegidas de riscos, ou dos raios ultravioletas, de acordo com seu uso.

As placas de policarbonato compactas têm uma espessura geralmente maior que as demais, e são completamente lisas, mais translucidas e com um coeficiente de luminosidade bem similar ao vidro, cerca de até 90%.

Já as placas refletivas, possuem uma luminosidade menor, mas são tratadas para absorverem menos calor, deixando o ambiente mais frio. São indicadas em projetos onde a temperatura tem mais peso, e possuem um tratamento para refletir a luz solar em até 30%.

As chapas alveolares são ideais para quem quer mais privacidade sob a cobertura, pois seu aspecto canelado – devido aos alvéolos que a formam – impede uma visibilidade perfeita. Justamente pela forma como são feitas, são ideais quando há a necessidade de curvar a cobertura, e de leveza na composição da estrutura. São o tipo mais leve entre todas.

Solicite em orçamento sem compromisso agora mesmo!

Preencha o formulário abaixo com informações do seu projeto para que possamos providenciar em orçamento para você.
Selecione
Descreva seu projeto

Rua Aricá Mirim 753 - São Paulo

  • E-mail: contato@flexcoberturas.com.br
  • Fone: (11) 4114-5498
  • Whatsapp: (11) 94030-7229

Newsletter

Cadastre seu email para receber nossas promoções e novidades.

Conte um pouco de seu projeto para nós

Orçamento pelo Whatsapp
Close and go back to page

Respeitamos a sua privacidade. Nosso site usa cookies para melhorar a navegação.
Ao utilizar o nosso site, você está concordando com os nossos Termos de Uso e Condições.